Barcas Rio x Niterói
Barcas Rio x Niterói.
Ao Fundo Ponte Rio x Niteói
Para Ampliar a Foto e so Clicar em Cima.
Ao Funto Serra de Petropolis e a Ponte Rio x Niterói.
Um pouquinho de história
- A história das barcas começa em 1817, quando D. João VI autorizou a exploração da navegação a vapor na Baía de Guanabara. A primeira linha regular foi inaugurada em 14 de outubro de 1835.
- Em 1960 as estações foram inauguradas no Rio de Janeiro, no pier Pharoux, no mesmo local da atual Estação das Barcas da Praça XV e em Niterói, em frente a antiga rua das Chagas, hoje Praça Leoni Ramos , em São Domingos.
- Em 1889 foram inauguradas as novas estações na praça Araribóia, em Niterói, e na Praça XV, no Rio de Janeiro.
- No dia 22 de maio de 1959, milhares de usuários se revoltaram com a péssima qualidade do serviço (na época privatizado) e iniciaram uma pequena revolução. Prédios, embarcadouros e escritórios foram incendiados e as residências da família Carreteiro (dona da concessão) foram saqueadas. Passado o caos, o serviço foi estatizado com a ajuda da marinha, que construiu uma nova frota, além da atual estação na praça Araribóia.
- Em 1963 começaram a trafegar as primeiras embarcações para dois mil passageiros: Vital Brazil, Santa Rosa, Martim Afonso e Icaraí. Em 1964 inauguraram a Visconde de Moraes e Itapuca que estão em atividade até os dias de hoje.
- Até 1974, quando a Ponte Rio-Niterói foi inaugurada, as barcas eram a única ligação entre as duas cidades. Passageiros, cargas, carros... tudo era atravessado através das barcas. Com a ponte o serviço passou a transportar somente passageiros.
- Em 1998 as barcas foram privatizadas novamente em um consórcio de empresas que passou a controlar o serviço. Além dos já citados novos catamarãs, também foram criadas as linhas Charitas-Praça XV e Cocotá-Praça XV (antes era Ribeira-Praça XV)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário